sábado, 4 de agosto de 2012

Desabafo

Cá estou às 23h42 precisando desabafar...

Não, eu não estou chateada, nem deprimida, nem ansiosa, estou reflexiva...

A questão é a seguinte...
A cinco, seis, sete  anos atrás, a internet não era tão difundida e a vida era outra não é mesmo?

Trazendo para nossa realidade, quero falar a verdade aqui.
Há dez anos atrás você pensaria no seu casamento como pensa hoje?
Não...claro.
Mas por quê?
É este meu questionamento...

Eis a questão...
Casei amigas a 4 anos, e pensava no meu casamento de forma mais simples, menos complexa...e isso mudou.
Por que estou noiva?
Sim.
Por que estamos a meses do meu casamento?
Sim.
Mas também por que os parâmetros mudaram...
O que afinal eu quero dizer com isso?


Há poucos anos atrás nossa ideia de casamento era diferente, e daqui a alguns anos a frente nosso casamento também será ultrapassado.
Como um celular... entendem?
Vamos ver se consigo explicar...

Antigamente a moda era vestido rodado, coroa, véu e grinalda, noiva de sapato branco, vídeos eternos etc...e hoje?

Hoje a maioria destas coisas caiu em desuso...demodê.
2012, as tendências são outras tais como: decote nas costas, sapato colorido, maquiagem forte, vídeos curtos e fotos de revista, save the date, trash and dress, casamento ao ar livre,e-ssesion e mais uma centena de coisas, assim como era a 10 anos atrás, nós é que não nos lembramos.

Não vamos parar para estudar antropologia aqui, mas é fato que a sociedade se torna mais consumista a cada dia e a crise do alto consumo chegou aos casamentos.Todo mundo tem que ter tudo, save the date, chinelos, bolos, bem-casados,  porta-guardanapos, lágrimas de alegria e blá blá blá...

Mas, peraí.
No casamento daquela amiga a 5 anos atrás eu achava tudo lindo.
E por que hoje olho e penso, nossa coitada olha este vídeo.
Aquele foi o momento dela, e foi o melhor.

A questão para mim é, na crise existencial da humanidade, e em sua busca desenfreada por satisfação, alguma coisa se perdeu.
Passamos horas olhando o site de noivas XXX, que só mostra os casamentos mais chiques de todos os tempos no qual as noivas devem gastar quantidades absurdas de dinheiro (estamos falando de vários dígitos) e queremos fazer igual.
A não ser para umas poucas privilegiadas, em sua grande maioria digo, simplesmente não vai ser igual.

Tem coisas que infelizmente só o dinheiro compra.

É fácil dizer que  olha e não deseja ter um igual, que não gostaria que fosse assim.
Mas no fundo, alguma coisa nos queríamos para nós... um local, um vestido, uma decoração...

Mas sabe qual  a benção?
Uma parte grande destas noivas cai em si.
E percebe que não é o lugar mais esplendido do mundo, que vai fazer do seu casamento o mais bonito.
Nem o melhor vestido, nem o melhor fotógrafo, nem a melhor decorado ou cerimonial.

Isso só quem faz é o amor.

Sim, é clichê.
Quase toda blogueira faz um post desses na vida, mas eu precisava gente, precisava.

A minha família por parte de mãe, vamos colocar que meus pais são os mais "humildes".
E neste ano meu primo se casou.
E no ano que vem, logo em Fevereiro outro irá se casar.
E felizmente em 90% do tempo eu procuro não pensar em comparações já que além de meus pais não terem condições de me bancar uma festa, eu e o Ricardo somos assalariados como qualquer um.
Mas as vezes os pensamentos escapam...e penso naquela tv de led no banheiro...rs

Trabalhamos muito por este sonho.
E me doí imaginar que as pessoas possam compará-lo e achar pobre, sem todos os itens essenciais para casamentos modernos 2012/2013.

Por que é meu sonho... minha vida inteira naquele menino me esperando no altar gente...

E somente quando eu olho para ele é que eu me esqueço completamente de qualquer comparação...de medo, e de casamentos utópicos.
Quando olho para ele só peço a Deus que as pessoas sintam uma coisa em meu casamento, o amor.

Por que a moça do casamento de princesa tem um amor, e todas as pessoas de casamentos lindos que eu já fui tem um amor...
Mas o meu amor é meu, e é único para mim, o amor maior do mundo, maior que tudo.

E por ele, só por ele eu posso passar em cima de todos os meus medos de noiva.
E ter a convicção de que o meu casamento será o mais especial para quem nos ama, pois será a realização de um sonho, o nosso sonho.

E quanto aos 10% dos outros pensamentos...eu tento apagar.
E tentar lembrar que daqui a 10 anos, meu casamento será tão demodê quanto os perfeitos que vejo hoje.

O mundo se atualiza, já o amor é imutável.






10 comentários:

  1. Nosssaaaaaa! Posso dizer que estou assim? **________**
    Que post foi esse menina? Genial! Perfeito!
    Eu concordo com tudo e assino embaixo. Por isso no meu blog pretendo não colocar aqueles casamento de princesa, com toda pompa e circunstância porque não um casamento assim que eu quero (e nem posso!)
    Concordo plenamente que a sociedade está mais consumista do que nunca e mesmo nós conscientes disso, com todas aquelas palestras de sociologia, nos pegamos vez ou outra querendo algo impossível ou que será por puro modismo hoje em dia. Porque nos vivemos em sociedade e quando uma "bactéria social" contamina um contamina todos!
    Portanto Gabi vamos ser felizes, que o mais importante já temos: o amor dos nossos noivos!
    Felicidades minha querida.
    Foque em seu casamento e força no buquê!

    ResponderExcluir
  2. concordo sim...quero isso no meu casamento, que o povo veja o qto amo o meu noivo e vice e versa...msm q depois de 10 anos meu casamento seja considerado brega...

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Gabriela seu casamento sera lindo do jeito que vc fizer,antes eu via varios casamentos lindos e queria ter um igual,mas depois que casei vi que para mim meu casamento era o mais lindo que ja tinha visto,hoje vejo varios casamentos com tudo o que ha de mais moderno e acho super incrivel,mas ainda assim acho o meu o mais lindo pq foi ele que vivenciei,'e claro que sempre queremos o que ha de melhor para nossas vidas,mas o casamento 'e muito mais que uma festa cheia de glamour,nao que as mulheres que tiveram um casamento lindo nao teem uma historia de amor verdadeiro,o mais importante 'e como vamos cuidar de nossos relacionamentos,afinal nem tudo 'e apenas contos de fadas.

    Tenho certeza que sua festa sera linda!!!Bjs :*

    ResponderExcluir
  4. Tô paralisada aqui Gabi! Que post foi esse flor? Perfeito, perfeito, perfeito!
    E às vezes também me pego, infelizmente, sonhando com coisas impossíveis e que meus pais (obviamente) não podem bancar. Mas logo volto à realidade e concordo com absolutamente tudo que você escreveu florzinha! A única coisa importante e especial que eu quero com certeza que alcance os convidados e pessoas queridas é o nosso amor. Acho que é isso que torna o casamento LINDO, sabe, o amor visível entre os noivos, os carinhos, o querer estar perto, o sonhar em passar a vida inteira juntos. E isso nós já temos florzinha, então que falem e que meu casamento não seja tudo aquilo que "qualquer noiva sonha". Será o meu casamento e me tornarei uma só com meu noivo. E é isso que importante, o resto é bobeira, são detalhes que o tempo paga. Mas o amor, não! :D

    Fica com Deus lindona! :*

    ResponderExcluir
  5. Gabriela, você não precisa de um casamento com vários dígitos para que ele seja especial, elegante e sofisticado e pode fazer um que daqui a dez anos seja atemporal...os excessos que muitas noivas colocam podem ser tornar um pouco cafona!! Pensa nisso...e você tem a internet para se inspirar em lindos casamentos que seja de acordo com seu orçamento. Já estou te seguindo.Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  6. Olá..
    Passeando pelo bloguinhos.. Vi o seu!
    Desde já estou te seguindo e te convido a seguir o meu tb!

    www.makingofdocasamento.blogspot.com

    Um grande beijo
    =*

    ResponderExcluir
  7. ola flor...pelo relato que vc escreveu aqui..mas não se preocupe com os muito digitos seu casameto não precisa ser o mais cro para ser o mais feliz..o mais bonito de que adianta ser tudo um luxo se a festa for uma chatisse.O que importa é o AMOR. Entregue seus desejos e vontades a Deus e Ele irá fazer o melhor para você.

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi,
    Nossa menina vc escreveu este post para mim né? Tbm estou casando sem poder contar nada com a ajuda dos meus pais, e os pais do noivo até poderiam ajudar, mas a mãe dele vive falando que está sem dinheiro, então para não criar problemas entre o casal, preferimos casar com o que temos... ou seja, quase nada, estamos juntos há muitooooo tempo, porém o pedido de casamento veio de supetão, então, não terei O casamento, com todos os detalhes que sempre sonhei, mas terei o meu Casamento, ou seja, o meu dia, um dia que quero que o povo perceba que estão ali para comemorar a nossa união, e não para reparar o que tem ou não. Quando falo que será apenas buffet, sem jantar, o povo já olha estranho e pergunta, mas não vai ter nem mesa de frios??? É chato, mas optamos por isso, pois era o que dava para fazer e ainda por cima os salgados são maravilhosos e não são pequenininhos, todo mundo que casou neste buffet elogia, e por isso escolhemos lá para nossos convidados se sentirem bem... e espero que se sintam, pois o mais importante terá, muito amor, e pessoas que amamos, o resto é lucro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Mesmo que após 10 anos nossos casamentos sejam vistos como demodê acredito que nosso sentimento estará vivo e no auge. Queremos casar - sim, se pudéssemos ter a maioria das coisas que sonhamos, nossa, pararíamos o bairro, a cidade, mas temos que fazer conforme nosso bolso. Sempre falo que por mais que um casal decida: apenas se casar no civil - vão falar porque não casou na igreja; se casar e não fizer nada- como não fez nada?; se casar e fizer só um brinde com bolo e champanhe - ah, poderiam ter servido uns salgadinhos, né?!; se fizerem a festança, com certeza vão lembrar que você esqueceu de chamar o guarda noturno, ou seja, não importa o façamos, nunca estará suficiente aos olhos dos outros... porém raramente temos ajuda "desse povo todo", sendo assim, acredito e muito que tem que estar mais que perfeito para os noivos e os convidados irão aproveitar por tabela, pois caso contrário não teriam sido convidados. Algumas noivas pode até achar uma forma dura de pensar, mas para e pense se não é isso mesmo que acontece?
    Belo desabafo!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo o post e já passei por isto diversas vezes. São muitas coisas que este mundo casamenteiro tenta nos empurras e nós ficamos pensando que se não fizermos isto ou aquilo o nosso casamento será um fracasso. Mas ai eu pensei nas famílias (minha e do noivo) e percebi que a maioria das pessoas não estava tão ligada a este mundo de casamento e a única a se importar seria eu e para mim o mais importante sempre tinha sido a parte do que estavamos celebrando. Então desencanei e vou fazer do jeito que posso sem que o bolso reclame depois!
    Força no buque e se precisar, estamos aqui.
    bjao!

    ResponderExcluir